APRESENTAÇÃO

Autores

  • Comissão Organizadora do Evento

Resumo

O 7º Seminário Institucional de Iniciação à Docência (SIID) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, no Câmpus São José, reafirma-se como um dos principais espaços de articulação e fortalecimento das licenciaturas na instituição. Consolidado ao longo de suas sete edições, o SIID congrega esforços de múltiplos atores da formação docente para promover debates qualificados sobre os caminhos e desafios da educação pública, sobretudo no que se refere à formação inicial de professores.

Para essa edição, o tema escolhido foi “Educação, Inclusão e Diversidade”, reconhecendo a urgência de debater práticas e reflexões que promovam uma escola verdadeiramente democrática, equitativa e aberta às diferenças. Os trabalhos reunidos nestes anais evidenciam o compromisso de acadêmicos, professores e pesquisadores em fortalecer uma educação que valorize a pluralidade de sujeitos, culturas e modos de aprender. Mais do que registrar experiências e investigações, este material convida à reflexão crítica e ao diálogo, reafirmando a importância da inclusão e do respeito à diversidade como princípios indissociáveis de uma formação cidadã e humanizadora.

Com o tema “Educação, Inclusão e Diversidade”, o evento deste ano reuniu aproximadamente 300 participantes, entre estudantes de licenciatura, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores(as), gestores(as) educacionais, representantes de movimentos sociais e profissionais de secretarias municipais e estaduais de educação. Essa pluralidade de vozes deu corpo a um encontro marcado pela escuta sensível, pelo compromisso social e pela partilha de saberes construídos no chão da escola e nos espaços do Instituto Federal e das universidades.

A programação contemplou mesas-redondas, palestras, apresentações orais, exposições de trabalhos acadêmicos que englobaram ações desenvolvidas nos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Prática como Componente Curricular (PCC), nos Estágios Curriculares Obrigatórios, nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de licenciatura. O conjunto de experiências e reflexões compartilhadas evidenciou o potencial formativo dos licenciandos e a riqueza das práticas pedagógicas inovadoras que vêm sendo construídas em diálogo com as escolas públicas catarinenses.

A organização do evento foi conduzida de forma colaborativa pelos câmpus São José e Jaraguá do Sul – Centro, tendo como eixo estruturante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), contando com o engajamento ativo de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. 

A presença de grupos parceiros como o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Identidade e Formação Docente (GRIFO) agregou ao evento uma perspectiva interseccional e crítica, ampliando os olhares sobre as práticas educativas e aprofundando a reflexão sobre os direitos humanos, as desigualdades educacionais e as múltiplas formas de exclusão que ainda marcam a realidade escolar.

Este volume reúne os resumos dos trabalhos apresentados no seminário e se constitui como registro público de uma produção coletiva construída com seriedade, empenho e compromisso com a transformação social por meio da educação. Os textos aqui organizados expressam o cotidiano de formação dos licenciandos e revelam o esforço institucional para consolidar uma prática pedagógica crítica, democrática e inclusiva.

Como documento político-pedagógico que encerrou o evento, a Carta Aberta das Licenciaturas do IFSC à Comunidade Externa, que é resultado do trabalho do Fórum Permanente das Licenciaturas do IFSC e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de licenciatura, foi lida publicamente no encerramento do SIID. Nesse texto, as licenciaturas da instituição manifestam preocupação com os impactos da Resolução CNE/CP nº 4/2024 sobre a formação de professores no Brasil e reafirmam seu compromisso com uma educação dialógica, crítica e socialmente comprometida. A carta integra esta publicação como expressão da mobilização coletiva que se fortaleceu ao longo do evento.

Com este registro, o IFSC reafirma seu compromisso com a excelência na formação de professores e com a defesa incondicional de uma escola pública de qualidade, plural, acessível e democrática.

 

Boa leitura!

Downloads

Publicado

2025-09-09