PRÁTICAS DE ENSINO EM SALA DE AULA: UM RELATO COMPARATIVO ENTRE A EXPERIÊNCIA NO PIBID E O MODELO DE DOUG LEMOV

Autores

  • Israel Correa Varela
  • Amanda Conceição da Silva
  • Fabio Moreira de Oliveira

Palavras-chave:

Doug Lemov, Aula Nota 10, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas observadas durante as ações do PIBID, relacionando-as com técnicas apresentadas por Doug Lemov em seu livro Aula Nota 10 (2011). As observações ocorreram em aulas ministradas pelo Professor-Orientador em uma turma do ensino médio integrado, no Instituto Federal de Santa Catarina. A metodologia consistiu na análise qualitativa de registros em diário de bordo, buscando identificar estratégias de ensino semelhantes às técnicas descritas por Lemov. Foram destacadas três técnicas que se mostraram mais recorrentes: Sem escapatória, Certo é certo e Puxe mais. A análise evidenciou que, mesmo sem utilizar explicitamente o referencial de Lemov, o professor observado adota práticas alinhadas às suas propostas. A experiência contribuiu para a formação docente dos pibidianos, ao promover a articulação entre teoria e prática, ampliando o repertório pedagógico e estimulando uma postura reflexiva diante do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-09-09