OS POLÍMEROS SINTÉTICOS E A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DE CRICIÚMA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ATIVIDADES DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DO IFSC - CÂMPUS CRICIÚMA
Palavras-chave:
educação ambiental crítica, ensino de química, polímeros sintéticos, sustentabilidade, três momentos pedagógicosResumo
O presente trabalho apresenta o planejamento de uma intervenção didático-pedagógica a ser desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com estudantes do curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina — Câmpus Criciúma. A proposta tem como eixo central o ensino de Química articulado à temática dos polímeros sintéticos e à sustentabilidade, com base na Educação Ambiental Crítica (EAC). Buscando promover uma reflexão crítica sobre o uso dos polímeros no cotidiano e seus impactos ambientais na produção e descarte, a atividade será estruturada com base no referencial dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), dividido em três etapas: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do saber, buscando integrar conteúdos científicos, análise crítica e experimentação prática, propiciando um aprendizado significativo. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências para compreender os aspectos químicos e ambientais dos polímeros, refletindo sobre seu uso consciente e sustentável na construção civil.