OFICINA PEDAGÓGICA PARA DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO LED RGB COMO RECURSO PARA O ENSINO DE FMC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
oficina pedagógica, física moderna e contemporânea, feira de ciências, PIBIDResumo
Este trabalho refere-se à aplicação de uma oficina pedagógica, durante a realização da feira de ciências na escola onde foram desenvolvidas as atividades do PIBID. O estudo teve o objetivo de relatar a experiência sobre a participação neste evento, fazendo reflexões sobre como a oficina pode facilitar a introdução de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A metodologia de oficina pedagógica consistiu na montagem de um circuito elétrico para acender um LED RGB, variando as intensidades de brilho das cores do LED através de potenciômetros. Foram recebidos na oficina estudantes entre 6º do Fundamental e 2º ano do Ensino Médio ao longo dos três períodos, fazendo as suas avaliações por meio do questionário de escala Likert. Com isso, foi possível despertar o interesse dos estudantes e introduzir de forma prática assuntos de FMC por meio da sobreposição das luzes que faziam a cor da luz emitida pelo LED mudar.