OFICINA DIDÁTICA NO PIBID: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE BÚSSOLAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Willian Rafael de Almeida
  • Sarah Orthmann

Palavras-chave:

ensino de física, oficina didática, magnetismo, PIBID

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física do IFSC câmpus Jaraguá do Sul - Centro, tendo como proposta a realização de uma oficina didática com estudantes da educação básica. A oficina consistiu na construção de bússolas, com o objetivo de introduzir conceitos de magnetismo e campo magnético de forma prática. As oficinas didáticas são estratégias pedagógicas que contribuem para a aprendizagem, possibilitando a articulação entre teoria e prática, promovendo uma abordagem diferente dos conteúdos. A atividade oportunizou aos estudantes o contato com fenômenos físicos presentes no cotidiano, além de permitir a construção de um aparato experimental simples, facilitando a compreensão dos fenômenos e conceitos e promovendo o engajamento dos estudantes.

Downloads

Publicado

2025-09-09