OFICINA DE IMPRESSORA 3D NO PIBID: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Jailson Rodrigues da Silva
  • Sarah Orthmann
  • Jaison Maia

Palavras-chave:

Impressão 3D, Formação Docente, PIBID, Tecnologias Educacionais, Aprendizagem Ativa

Resumo

Este estudo descreve uma oficina de impressão 3D organizada dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de integrar o uso de tecnologias digitais no processo de formação de professores. A atividade foi direcionada a licenciandos e estudantes da educação básica, com foco na utilização pedagógica da impressão 3D em disciplinas como Ciências. Durante a oficina, foram abordados aspectos teóricos e práticos da modelagem e operação de impressoras 3D, estimulando a criatividade e a aprendizagem ativa. Os resultados demonstram que a oficina foi fundamental para o aprimoramento das habilidades tecnológicas e didáticas dos participantes, facilitando a aplicação de novas metodologias no ensino. Assim, conclui-se que a inserção de tecnologias inovadoras no currículo de formação inicial de docentes contribui para a construção de práticas pedagógicas mais dinâmicas e alinhadas às necessidades da educação contemporânea.

Downloads

Publicado

2025-09-09