O LIXO TECNOLÓGICO COMO TEMA DE UMA INTERVENÇÃO DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DO IFSC - CÂMPUS CRICIÚMA: PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
lixo eletrônico, ensino de química, eletroquímica, educação ambiental e crítica, impacto ambientalResumo
Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do IFSC, com enfoque em Educação Ambiental Crítica (EAC). O objetivo principal foi criar uma atividade sobre lixo eletrônico, especialmente pilhas e baterias, e os impactos socioambientais relacionados ao seu descarte inadequado. A atividade foi planejada para alunos do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino médio do IFSC, estruturada com os Três Momentos Pedagógicos: 1) Problematização inicial – discutir os impactos do lixo eletrônico em Criciúma; 2) Organização do conhecimento – aulas expositivas, leitura de textos e elaboração de esquemas sobre pilhas e baterias; 3) Aplicação do conhecimento – elaboração de uma carta com sugestões para melhorar a gestão do lixo eletrônico na cidade. Trata-se de uma atividade pedagógica, que busca promover conscientização ambiental, e incentivar o uso do conhecimento científico para o descarte sustentável, formando docentes e discentes engajados nessa importante discussão.