FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS OBSTÁCULOS DA INCLUSÃO FRENTE AO CONTEXTO HISTÓRICO ESCOLAR BRASILEIRO
Palavras-chave:
Formação docente, Diversidade, Políticas educacionaisResumo
O trabalho atual aborda os desafios da Educação Especial, com base em uma experiência vivida no PIBID, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Em um cenário onde a professora regente era responsável por 30 alunos, incluindo um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nível de suporte 3, sem apoio profissional por quatro meses. Com a chegada de outra aluna com deficiência intelectual leve e condições neurológicas, a demanda aumentou. Essa realidade evidenciou a sobrecarga docente e a ausência de suporte adequado para lidar com as diferentes necessidades educacionais. O estudo discute também a evolução da formação docente, que migrou de um modelo especializado para uma abordagem generalista, ineficaz diante dos desafios da inclusão escolar. Ressalta-se a importância da formação continuada, da valorização de profissionais especializados e do uso de estratégias pedagógicas acessíveis. Como afirmou Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.