EVOLUÇÃO ESTELAR: CONSTRUINDO UM DIAGRAMA HR DIDÁTICO
Palavras-chave:
Astronomia, Ensino Médio, Evolução Estelar, Diagrama HRResumo
Este trabalho apresenta a proposta de uma oficina didática desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), voltada para estudantes do Ensino Médio, com foco no ensino de astronomia. O objetivo principal foi possibilitar a compreensão da classificação e evolução das estrelas por meio da construção colaborativa do Diagrama de Hertzsprung-Russell (HR), utilizando dados reais de estrelas. A metodologia envolveu uma abordagem ativa, iniciando com uma explanação sobre as propriedades estelares (temperatura, brilho, cor e tamanho), seguida da construção coletiva do diagrama. A oficina buscou articular teoria e prática, mesmo em contextos com recursos limitados, promovendo aprendizagem por meio do engajamento dos estudantes. A proposta foi efetivamente aplicada durante a feira de ciências, sendo posteriormente analisada com acompanhamento dos professores supervisores, o que também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da prática docente da bolsista envolvida.