CLUBE DE QUÍMICA COMO ESPAÇO FORMATIVO DOCENTE E DISCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO PIBIDIANA

Autores

  • Douglas João Fonseca de Lima
  • Nataly Meurer
  • Rafael da Costa Lima
  • Rodolfo Fabri Marino
  • Marcos Paulo da Silva

Palavras-chave:

clube da química, experimentação no ensino de química, PIBID, formação inicial de professores

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID do IFSC, núcleo São José, relata a implementação do Clube da Química como uma proposta metodológica voltada a práticas pedagógicas significativas no contexto do Ensino Médio Integrado do IFSC – câmpus Florianópolis. A iniciativa busca estimular a aprendizagem por meio de atividades lúdicas, experimentais e colaborativas, favorecendo o engajamento dos estudantes e a contextualização dos conteúdos. A pesquisa qualitativa das atividades relacionadas ao clube de química foi realizada entre abril e junho de 2025 com uma turma da primeira fase do curso técnico em Eletrotécnica. Utilizou-se durante os encontros com a turma, metodologias ativas, como o uso da plataforma Quizziz e o jogo pedagógico Super Trunfo da Química, além de aulas no laboratório de química. Os resultados indicam maior interesse e participação dos alunos, bem como uma melhor compreensão acerca dos conteúdos trabalhados ao longo dos encontros. Para os licenciandos, a experiência contribuiu para a construção da identidade docente e para a articulação entre teoria e prática, evidenciando o potencial formativo e transformador de iniciativas como o Clube da Química.

Downloads

Publicado

2025-09-09