AS PEGADAS DO ANTROPOCENO NA REGIÃO CARBONÍFERA: PROMOVENDO REFLEXÕES CRÍTICAS A PARTIR DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DO IFSC - CÂMPUS CRICIÚMA
Palavras-chave:
pegadas no antropoceno, educação ambiental crítica, ensino de química, formação de professores, PIBIDResumo
Este trabalho, elaborado por bolsistas do subprojeto de Química do IFSC – Câmpus Criciúma, apresenta a experiência de leitura e análise crítica do artigo “O Antropoceno, a Educação Ambiental e o Ensino de Química”. A atividade permitiu reflexões sobre a realidade local de Criciúma, historicamente marcada pela mineração de carvão, prática que ainda gera impactos ambientais na região. A partir dessa leitura, discutiu-se a relevância da Educação Ambiental Crítica no contexto escolar, tendo o carvão como tema central. Foram analisados aspectos positivos e negativos do desenvolvimento da cidade atrelado à extração carbonífera, questionando-se até que ponto esse progresso foi, de fato, benéfico. O estudo proporcionou uma nova perspectiva sobre as consequências ambientais e sociais dessa atividade, despertando nos futuros educadores a necessidade de promover debates e ações que contribuam para a superação dos danos causados. Reafirma-se, assim, o papel transformador da educação na abordagem das questões socioambientais.