A RECUPERAÇÃO DOS RIOS DA BACIA CARBONÍFERA COMO TEMÁTICA PARA UMA INTERVENÇÃO DO PIBID DE QUÍMICA DO IFSC - CÂMPUS CRICIÚMA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Tiago Mota
  • Gabriel Espanhol
  • Eduardo Alberton Ribeiro
  • Victor Bianchetti

Palavras-chave:

PIBID, Educação Ambiental Crítica, Mineração de Carvão, Recursos hídricos

Resumo

O presente trabalho é um relato de uma intervenção realizada por bolsistas do subprojeto de                                                                               Química do PIBID do IFSC - Câmpus Criciúma, com estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química. Durante a intervenção, foi abordado o conteúdo de soluções, dando enfoque para o tratamento das águas contaminadas por drenagem ácida de minas (DAM) em Criciúma. Nesse sentido, foram apontados os impactos ambientais da mineração de carvão. A atividade foi estruturada com base nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), integrando conceitos de química e pressupostos da Educação Ambiental Crítica, o que culminou em debates socioambientais. A proposta teve também como base o estudo de Maximiliano (2016) para analisar o procedimento de tratamento das águas contaminadas, culminando em um debate entre alunos representando a população e os órgãos públicos. A partir do desenvolvimento da intervenção, foi possível perceber que surgiram propostas como investimentos em educação ambiental, uso estratégico das redes sociais para mobilização, fiscalização efetiva das leis ambientais e incentivo ao reuso da água tratada com apoio governamental. A atividade permitiu observar o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes e o reconhecimento da importância da participação social na construção de políticas públicas ambientais. Apesar de uma recepção inicial apática, o debate revelou o potencial dos alunos para pensar alternativas viáveis e contextualizadas, demonstrando o papel da escola como espaço de formação para a cidadania e sustentabilidade.… 

Downloads

Publicado

2025-09-09