A FORMAÇÃO PELO OLHAR DE QUEM VIVE: ESCUTAS PIBIDIANAS
Palavras-chave:
PIBID, formação docente inicial, prática pedagógica, escuta qualificadaResumo
O presente trabalho tem como foco compreender as percepções, experiências e aprendizados dos estudantes bolsistas do PIBID, a partir da escuta qualificada, analisando como o Programa contribui para a formação docente inicial. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, com dados coletados por meio de questionário aberto aplicado a 44 pibidianos do curso de Pedagogia. A análise seguiu os princípios da análise de conteúdo (Bardin, 2011), permitindo a categorização das falas e a identificação dos principais elementos emergentes. Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para a articulação entre teoria e prática, desenvolvimento de competências docentes e fortalecimento do compromisso com uma educação inclusiva. Entre os desafios, destacam-se a diversidade de níveis de aprendizagem, as dificuldades na inclusão e a necessidade de maior integração no planejamento pedagógico.