A DRENAGEM ÁCIDA DE MINA NO CONTEXTO DA MINERAÇÃO DE CARVÃO EM CRICIÚMA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DO IFSC

Autores

  • Thalita Valentim Francisco
  • Igor Mizejeski Fontana
  • Cristine Saibert
  • Victor Bianchetti

Palavras-chave:

drenagem ácida de Mina, educação ambiental crítica, ensino de química, três momentos pedagógicos

Resumo

Com o objetivo de articular a participação no PIBID com o contexto da cidade de Criciúma, foi desenvolvida uma proposta didática junto com a turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química do IFSC - Câmpus Criciúma. A temática escolhida foi a Drenagem Ácida de Mina (DAM), abordada dentro da disciplina de Química Ambiental. A proposta teve como eixo principal a Educação Ambiental Crítica, buscando integrar o conhecimento teórico com reflexões acerca dos impactos socioambientais gerados pela atividade mineradora. A metodologia utilizada foi fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos. Assim, no primeiro momento, a problematização foi feita a partir de uma notícia fictícia; no segundo momento, da contextualização, utilizou-se um experimento para facilitar a compreensão do conteúdo; e no terceiro momento, focado na aplicação do conhecimento, os alunos foram orientados a elaborar uma ficha técnica, sistematizando as informações aprendidas ao longo da atividade.

Downloads

Publicado

2025-09-09