UMA INTERVENÇÃO PELO PIBID NO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
Palavras-chave:
PIBID, reações redox, formação docente, pilhas, sala de aulaResumo
Este resumo apresenta um relato de experiência referente a uma intervenção em sala de aula realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com uma turma da quinta fase do Curso Técnico Integrado em Telecomunicações. A intervenção consistiu na resolução de uma lista de exercícios com o objetivo de revisar os conteúdos de reações de oxirredução (redox), pilhas e eletrólise. A atividade teve início com a escrita de uma equação química no quadro, sendo conduzida de forma colaborativa com os estudantes. Procurou-se incentivar a participação ativa da turma, questionando as respostas e os motivos das escolhas feitas pelos alunos. Um dos aspectos mais positivos observados foi a postura colaborativa entre os colegas, que, mesmo diante de dúvidas, demonstraram disposição para dialogar, ajudar uns aos outros e buscar soluções em conjunto. A turma, composta por cerca de 26 alunos, mostrou-se bastante participativa. Embora conversadora, manteve o respeito e o foco nas atividades propostas. O nervosismo inicial, comum em contextos de prática docente, foi um desafio enfrentado. No entanto, à medida que a atividade avançava e os alunos interagiam de forma construtiva, me senti mais segura para conduzir o processo. Ao final da aula, refleti sobre a brevidade da atividade e questionei se a lista proposta teria sido simples demais. O professor supervisor, no entanto, explicou que a agilidade na resolução estava relacionada ao bom entendimento dos estudantes, evidenciando a eficácia da proposta. Essa foi a primeira intervenção realizada com essa turma; as demais ainda estão em andamento. A experiência foi fundamental para o desenvolvimento profissional, reforçando o papel do professor como mediador do conhecimento e destacando a importância da vivência prática no processo de formação docente.