PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTÁVEIS NO PIBID DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC - CÂMPUS CRICIÚMA: ESTRATÉGIAS PARA A DIMINUIÇÃO DA PEGADA DE CARBONO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Yudexys Marcano Trinitario

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, estratégias sustentáveis, gases de efeito estufa, diminuição da pegada Carbono, desperdício de alimentos

Resumo

O ensino das ciências tem a capacidade de proporcionar  aos alunos um olhar crítico na construção do conhecimento, no reconhecimento e abordagem de problemáticas em diferentes contextos e situações diversas. Os tempos atuais almejam a formação de cidadãos conscientes, integrados com a sociedade, capazes  de  responder aos desafios que o desenvolvimento industrial e o acelerado avanço tecnológico apresentam, e além disso ser capazes de enfrentar as problemáticas socioambientais associadas às mudanças climáticas. Diante desse cenário, o PIBID se apresenta como uma importante ferramenta de promoção de debates relevantes para a sociedade contemporânea no contexto da formação de professores. Dentre as temáticas que podem ser abordadas pelo subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID do IFSC - Câmpus Criciúma, destacam-se as questões ambientais vinculadas às ações antrópicas na sociedade. Sendo assim, neste trabalho, pretende-se promover reflexões acerca da importância da abordagem de questões ambientais nas atividades do PIBID, em especial no que tange à Pegada de Carbono. A pegada de carbono é uma forma de avaliar o impacto do consumo humano sobre o ambiente, através da  estimativa de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). As alterações climáticas além de serem problemas ambientais, são um entrave para o desenvolvimento, com potenciais impactos na sociedade, na economia e nos ecossistemas. É preciso estabelecer limites e reduzir as emissões de GEE de origem antropogênica. A perda e/ou desperdício de alimentos (PDA) têm alto impacto ambiental, implica desperdício de recursos: terra, água, energia e insumos. Alimentos não consumidos geram emissões desnecessárias de CO2  e CH4. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sinaliza que o desperdício de alimentos é global, sendo que em 2022, descartou-se 1,05 bilhão de toneladas de alimentos no mundo. No Brasil, dados recentes do IBGE, indicam que a PDA supera os 55 milhões de toneladas anuais. Implementar estratégias pedagógicas no ensino da química, voltadas à conscientização e incentivo de práticas sustentáveis no manejo dos alimentos e seus desperdícios poderia contribuir significativamente à diminuição da pegada de carbono. Sendo assim, o PIBID pode ser um instrumento da promoção de relações ambientais mais respeitosas e menos exploratórias.

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Publicado

2025-09-09