O USO DO HOLOGRAMA EM UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Bruna Kalliny Andrade Gregorio

Palavras-chave:

holograma, óptica, física, oficina

Resumo

Este trabalho faz parte de uma oficina pedagógica e se utilizou de um aparato experimental que simula holograma construído com materiais de baixo custo, como placas de mdf, utilizados na estrutura, e acetato, utilizados para refletir a imagem desejada. A atividade foi desenvolvida na Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves, sendo o público-alvo alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus Jaraguá do Sul - Centro, com o objetivo de explorar junto aos estudantes os conceitos físicos envolvidos no funcionamento deste simulador e ao mesmo tempo estimular o interesse dos alunos pela Física por meio de uma abordagem visual e lúdica. O método adotado consistiu em uma explicação teórica sobre o fenômeno, seguida da demonstração prática do mesmo. Por meio da demonstração, os estudantes puderam visualizar o efeito holográfico gerado pela reflexão da luz nos espelhos.  A apresentação deste projeto ocorreu de maneira positiva, contribuindo com o desenvolvimento da curiosidade, sendo assim, houve  uma percepção mais encantadora da Física e da ciência como um todo por parte dos estudantes. Após a conclusão da oficina, os estudantes puderam obter noções básicas de óptica e o fenômeno da reflexão nos espelhos, que são os principais princípios físicos do presente projeto. 

Downloads

Publicado

2025-09-09