IFÍSICA: DESCOMPLICANDO A FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Álice Daiane Farias de Souza
  • Angelina Monsani
  • Joiceline Santos Machado
  • Fabio Moreira de Oliveira

Palavras-chave:

ensino de física, plataformas digitais, vídeos, resolução de exercícios

Resumo

Ensinar Física ainda é um desafio, especialmente na rede pública, onde muitos alunos têm dificuldades e percepções negativas sobre a disciplina (Bernardes, 2012). Para tornar o ensino mais significativo, é essencial contextualizar os conteúdos com a realidade dos estudantes e utilizar recursos como tecnologias digitais e práticas experimentais. Ferramentas como o YouTube e outras plataformas digitais ampliam as possibilidades de aprendizagem, oferecendo conteúdos acessíveis e dinâmicos que podem apoiar alunos e professores (Almeida, 2015). Diante dessa realidade, resolvemos, junto ao nosso professor orientador, desenvolver um projeto em que iremos gravar vídeos com a resolução de exercícios relacionados ao conteúdo trabalhado em sala de aula. O projeto já está em desenvolvimento e os vídeos estão sendo disponibilizados em plataformas digitais, permitindo aos estudantes acessá-los de casa ou de qualquer outro ambiente, no momento que acharem mais conveniente para estudar. Os conteúdos podem ser encontrados no canal do YouTube: www.youtube.com/channel/UCRvNnnireRm72uw6jDgokWA e no perfil do Instagram @IFísica_SC, criados especialmente para apoiar o aprendizado dos alunos. A proposta tem como objetivo tornar o estudo mais acessível, dinâmico e próximo da realidade dos estudantes, utilizando como estratégia as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como plataformas digitais, materiais audiovisuais e redes sociais como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Essa iniciativa se alinha ao que destaca Almeida (2015), ao afirmarem que o uso das redes sociais e das plataformas digitais pode contribuir de forma significativa para a construção de conhecimento, ampliando as possibilidades de interação e aprendizagem fora do ambiente escolar tradicional.

Downloads

Publicado

2025-09-09