ENTRE TEORIAS E REALIDADES: PERCEPÇÕES DO SER PROFESSOR NO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
PIBID, professor(a), educação física, escola, universidadeResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A experiência ocorreu no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Irmão Celso, vinculado à Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). O Neim Irmão Celso é uma instituição que acolhe crianças de 0 a 6 anos, proporcionando um ambiente educativo focado no cuidado, no brincar, na valorização das diversas linguagens infantis, na inclusão e nas relações étnico-raciais. O objetivo é entender as primeiras impressões dos bolsistas do Pibid quanto à atuação na Educação Física na educação infantil. Foi feita a seguinte pergunta aos bolsistas: como vocês percebem a experiência de vocês no PIBID em relação ao que estão aprendendo na universidade no curso de Educação Física? A análise dos dados foi realizada por meio da frequência de palavras, resultando na formação de categorias de análise temáticas, como: 1ª Universidade e Formação Acadêmica; 2ª Prática e Vivência Pedagógica; 3ª Docência e Identidade Profissional; 4ª Educação Física como Área Específica; 5ª Escola e Contexto Educacional; 6ª Transformação e Reflexão. A conexão entre a universidade e a formação acadêmica, juntamente com a prática e experiência pedagógica, possibilita que os licenciandos utilizem o conhecimento teórico em situações reais. A experiência favorece o fortalecimento da identidade profissional docente, contribuindo para que os participantes se reconheçam como futuros professores. A atuação no PIBID amplia a compreensão da Educação Física como área específica, valorizando sua função pedagógica e cultural no ambiente escolar. A escola e o contexto educacional emergem como espaços ricos de aprendizagem, onde os bolsistas compreendem a complexidade das relações, estruturas e demandas da rotina escolar. Por fim, destaca-se o caráter formativo do programa ao promover transformação e reflexão, consolidando-se como um elemento indispensável na formação de professores críticos, conscientes e preparados para a realidade educacional.