ENTRE CONTEXTOS E CONCEITOS: ATOMÍSTICA NO PROEJA E NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Autores

  • Joyce Nunes Bianchin
  • Maria Clara Botelho
  • Maria Asene Cordeiro da Silva
  • Silvia Caetano Feldkircher Feldkircher

Palavras-chave:

atomística, educação de jovens e adultos, metodologias ativas, ensino médio técnico

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Atomística em duas turmas da educação básica com perfis distintos: uma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e outra do curso técnico integrado ao Ensino Médio. A escolha do tema se justifica por sua importância na compreensão da estrutura da matéria e das transformações químicas, sendo um conteúdo fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes. O objetivo foi investigar como abordagens pedagógicas distintas influenciaram o engajamento e a aprendizagem de alunos em diferentes contextos escolares. A metodologia adotada baseou-se em aulas expositivas e dialogadas, acompanhadas de resumo teórico e atividades adaptadas à realidade de cada turma. Na turma do Proeja, além das discussões em sala, realizou-se uma atividade prática no laboratório, em que os estudantes observaram transformações químicas simples, relacionando-as aos conceitos de estrutura atômica. Já na turma do ensino técnico, além dos tópicos teóricos discutidos, utilizou-se a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como recurso metodológico. A coleta de dados ocorreu por meio de observações em sala e análise das produções dos estudantes. Os resultados apontaram que a contextualização e a ludicidade foram essenciais para o envolvimento dos alunos. No Proeja, a atividade experimental despertou a curiosidade deles e facilitou a compreensão de conceitos abstratos. Já no ensino técnico, o uso da TIC promoveu maior interação e motivação dos estudantes durante o processo de aprendizagem. Portanto, conclui-se que as práticas pedagógicas que levam em consideração o perfil dos estudantes e promovem a participação ativa deles contribuem significativamente para o seu processo de ensino-aprendizagem em Química. A diversidade de estratégias adotadas mostrou-se eficaz para tornar o conteúdo de Atomística mais acessível, interessante e significativo em ambos os contextos educacionais.

Downloads

Publicado

2025-09-09