EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Ana Paula da Silva Cantudo
  • Mariah Linhares
  • Poliane dos Santos Sebastião
  • Stephannea Ribeiro

Palavras-chave:

Consciência Étnico-racial, Identidade, Empatia, Valorização das Diferenças

Resumo

A proposta de aula de Educação Antirracista para o 1º ano do Ensino Fundamental busca  valorizar a identidade e a autoestima das crianças negras, com foco na beleza e diversidade dos  cabelos afros. O ponto de partida é a leitura do livro “O Cabelo de Lelê”, de Valéria Belém,  que apresenta de forma sensível e acessível a importância do reconhecimento e valorização das  raízes africanas. A atividade será realizada com os alunos reunidos em roda, proporcionando um ambiente  acolhedor para a leitura e o diálogo. Durante a leitura, as ilustrações serão exploradas para  enriquecer a compreensão e promover a identificação das crianças com a personagem. Após a  história, os alunos serão incentivados a refletir sobre os diferentes tipos de cabelo, relacionando-os com sua realidade e experiências pessoais. A aula propõe atividades manuais criativas, nas quais as crianças construirão cartazes da personagem Lelê, utilizando materiais como papel colorido, cartolina, lápis de cor e outros.  Essas produções artísticas permitirão a representação simbólica dos cabelos afros em diferentes  formas e texturas, tais quais papel crepom, papel seda ou TNT, estimulando a expressão individual e coletiva. Além do aspecto artístico, a aula tem como objetivos pedagógicos desenvolver a consciência  étnico-racial. Citemos Amelinha Teles, memorável feminista brasileira, que em seu livro Breve história do feminismo no Brasil, nos diz que “ser feminista é assumir uma postura incômoda”, reinvindicando nossos direitos, eu diria que, no antirracismo também, ao assumirmos o cabelo da forma que realmente é; concomitantemente, a autora Djamila Ribeiro, no Pequeno Manual Antirracista, nos atenta para o racismo estrutural, em que se têm um padrão social,e que devemos “quebrar” esses paradigmas, desenvolver discussões e práticas que abordem o assunto como: Quais os penteados que vocês gostariam de fazer que valorizam mais os cachos? O que vocês acham dos cabelos serem diferentes uns dos outros? A proposta está  alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo aos objetivos de aprendizagem  em História, Ciências e Artes. A avaliação será contínua e ocorrerá por meio da observação da participação, escuta e  envolvimento das crianças, tanto em Língua Portuguesa quanto em Libras, considerando sua  compreensão dos valores discutidos e sua capacidade de expressar-se artisticamente e  respeitosamente.

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Publicado

2025-09-09