CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sílvia dos Santos Reis
  • Eliane Rosa Maciel

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ludicidade, Literatura Infantil

Resumo

A contação de história é uma prática que contribui para o desenvolvimento cognitivo, imaginário e social da criança. Além de fomentar novos leitores, contribuirá para o desenvolvimento da linguagem oral, da escuta atenta e concentração. Essa temática tem como objetivo praticar a contação de histórias de forma lúdica que irá enriquecer o processo de aprendizagem das crianças. Com as narrativas orais, uso dos livros infantis ilustrados, o educador poderá utilizar vários recursos didáticos como: fantoches, músicas, encenações dos personagens da história. O educador será o mediador no momento da contação da história trabalhada. Essa pesquisa está fundamentada por autores que valorizam a importância da literatura infantil como pontes para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Nota-se que a contação de histórias, bem trabalhada, planejada, terá ótimos resultados na ampliação do vocabulário, na criação e imaginação das crianças. Tais estratégias farão com que as crianças desde cedo criem prazer pela leitura e que não leiam por imposições dos adultos. O livro infantil no qual iremos trabalhar será : Quem soltou o Pum? com a autoria de Blandina Franco e ilustrado por José Carlos Lollo. É uma história divertida que encanta não somente as crianças, mas os adultos também. O objetivo é trabalhar a interpretação de texto , o duplo sentido das palavras, estimular o gosto pela leitura , trabalhar o senso de humor e promover a socialização entre as crianças. Será desenvolvida com roda de conversa, indagações sobre quem tem animais de estimação, com  nomes engraçados que já ouviram falar para animais. E a pergunta norteadora: Vocês já ouviram falar de um cachorro chamado Pum? E logo em seguida mostraremos o livro físico, as ilustrações de cada página e dando pausas para possíveis perguntas e reações das crianças. Após a leitura faremos perguntas como: o que acharam do nome do cachorro? Por que o nome causa tanta confusão? Como eles reagiriam se tivessem um cachorro com esse nome? E para conclusão faremos atividades lúdicas.

Downloads

Publicado

2025-09-09