COLABORAÇÃO NA REVISÃO DE EXERCÍCIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Geovana Domingos
  • Juliana Goulart Martins
  • Fábio Moreira de Oliveira

Palavras-chave:

ensino de física, formação docente, resolução de exercícios, colaboração pedagógica

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Araranguá, com foco na colaboração entre as bolsistas e o professor supervisor na revisão de exercícios de Física para o ensino médio. A principal proposta da atividade foi auxiliar o professor na análise de exercícios que seriam utilizados em sala de aula, promovendo a verificação de possíveis inconsistências conceituais, dificuldades de resolução e clareza na formulação das questões. A metodologia adotada consistiu em intervenções diretas das bolsistas por meio da resolução prévia dos exercícios elaborados pelo professor, seguida da discussão sobre os acertos, erros e sugestões de melhoria. Essa prática teve como objetivo não apenas oferecer suporte ao docente, mas também fomentar o aprofundamento do conteúdo por parte das licenciandas, estimulando uma postura crítica e reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem. A participação ativa das bolsistas no processo de revisão dos materiais didáticos demonstrou ser uma estratégia eficaz tanto para a formação docente inicial quanto para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Como resultado, observou-se uma maior integração entre teoria e prática no percurso formativo das bolsistas, além de um desenvolvimento mais sólido da autonomia e da capacidade de análise pedagógica. A experiência também reforçou a importância da colaboração entre futuras professoras e docentes experientes, fortalecendo a construção coletiva de práticas educativas mais significativas.

Downloads

Publicado

2025-09-09