OFICINAS DE ROBÓTICA E SISTEMAS EMBARCADOS COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DISCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM JAGUARUNA
Palavras-chave:
Robótica, Docência, Extensão, Sistemas Embarcados, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho relata a realização de uma oficina na E.E.B. Marechal Luz, como parte de um projeto de extensão do IFSC, visando incentivar o uso pedagógico do laboratório Maker da escola. A atividade integrou teoria e prática ao apresentar dois robôs, um humanoide e uma aranha, construídos com impressora 3D e programados com Arduino. A oficina foi conduzida em duas etapas: inicialmente, os conceitos da cultura Maker e da robótica foram apresentados; em seguida, os alunos foram incentivados a explorar os recursos do laboratório, criando soluções e desenvolvendo ideias próprias. A participação ativa dos estudantes, com destaque para o interesse demonstrado pela maioria, evidenciou a eficácia da abordagem. Observou-se ainda a necessidade de ações contínuas, dado o desconhecimento prévio sobre robótica por parte dos alunos. A experiência contribuiu para promover o protagonismo estudantil e reforçar o potencial transformador da cultura Maker na educação.