IMPLICAÇÕES DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO A PARTIR DE COMPONENTES CURRICULARES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
Palavras-chave:
licenciatura em química, curricularização da extensão, formação inicial de professoresResumo
A extensão universitária é essencial na formação de professores, ao integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo a alfabetização científica e o diálogo com a sociedade. O Curso de Licenciatura em Química do IFSC – Câmpus São José, prevê 340 horas de atividades de extensão ao currículo. Em 2024, desenvolveu-se o projeto “A Educação em Química na Formação de Professores: Uma experiência de extensão para Licenciandos da quinta fase” nos componentes curriculares de Fundamentos para o Ensino de Química, Gestão e Organização Escolar e Didática, com foco na formação docente crítica e contextualizada. A metodologia incluiu visitas técnicas, elaboração de um jogo pedagógico, planejamento e execução de uma oficina sobre a “Química dos Sabões”. Os resultados demonstraram o protagonismo discente, fortalecimento da identidade docente e desenvolvimento de competências pedagógicas. Conclui-se que a curricularização da extensão promove a formação crítica e o estreitamento da relação Universidade-sociedade contribui para a popularização do conhecimento científico.