IMPLICAÇÕES DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO A PARTIR DE COMPONENTES CURRICULARES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

  • Luciana Gelsleuchter Lohn
  • Nataly Meurer
  • Talles Viana Demos
  • Aluísio Gomes Lessa
  • Elisandra Carolina Martins
  • Franciane Dutra de Souza
  • José Gleidson da Silva
  • Kauana Dias da Silva
  • Luana Eduarda Mendes Cardoso
  • Maria Asene Cordeiro da Silva
  • Pedro Henrique Elias
  • Robrian Diogo Villanova
  • Rodrigo Henrique Antunes da Silva
  • Rose Mari Gomes
  • Ruan Jesus dos Santos
  • Vitória Luiza Dahmer Torres

Palavras-chave:

licenciatura em química, curricularização da extensão, formação inicial de professores

Resumo

A extensão universitária é essencial na formação de professores, ao integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo a alfabetização científica e o diálogo com a sociedade. O Curso de Licenciatura em Química do IFSC – Câmpus São José, prevê 340 horas de atividades de extensão ao currículo. Em 2024, desenvolveu-se o projeto “A Educação em Química na Formação de Professores: Uma experiência de extensão para Licenciandos da quinta fase” nos componentes curriculares de Fundamentos para o Ensino de Química, Gestão e Organização Escolar e Didática, com foco na formação docente crítica e contextualizada. A metodologia incluiu visitas técnicas, elaboração de um jogo pedagógico, planejamento e execução de uma oficina sobre a “Química dos Sabões”. Os resultados demonstraram o protagonismo discente, fortalecimento da identidade docente e desenvolvimento de competências pedagógicas. Conclui-se que a curricularização da extensão promove a formação crítica e o estreitamento da relação Universidade-sociedade contribui para a popularização do conhecimento científico.

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Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão