CONSTITUINDO IDENTIDADES DOCENTES: INVESTIGANDO O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE A TABELA PERIÓDICA E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA
Palavras-chave:
Jogos Didáticos, Letramento Científico, Identidade DocenteResumo
Este artigo relata a criação de um jogo didático inspirado no “Cara a Cara”, adaptado para o ensino da Tabela Periódica dos elementos químicos, desenvolvido durante a participação da autora como bolsista do PIBID e do projeto de ensino “O desenvolvimento de jogos para o Ensino de Química no contexto da formação de professores de Química no IFSC - Câmpus Criciúma: contribuições para uma formação docente sintonizada com a sociedade contemporânea”. O jogo visa contribuir para o desenvolvimento do Letramento Científico dos jogadores/ estudantes, facilitando a aprendizagem significativa por meio da ludicidade, envolvendo perguntas que ajudam a eliminar possibilidades e a contextualizar propriedades químicas, aplicações e disponibilidade dos elementos. Neste trabalho, temos como objetivo avaliar as contribuições do processo de elaboração do jogo para a autora que é bolsista do projeto. A pesquisa é qualitativa, descritiva e interpretativa, estruturada como um relato de experiência fundamentado que sustenta um estudo de caso do processo de criação do jogo e sua contribuição para a formação da identidade docente da autora, um processo contínuo desde a vivência como estudante até a prática profissional. A proposta evidencia o potencial dos jogos no ensino de Química e sugere, com base em Soares (2008), a necessidade de estudos futuros sobre sua efetividade na construção do conhecimento.