SEMANA DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO 2024 - IFSC SÃO JOSÉ: UMA AÇÃO EM FAVOR DA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO PLENA PARA TODOS
Palavras-chave:
acessibilidade, inclusão, práticas educativas acessíveisResumo
O evento Semana da Acessibilidade e Inclusão 2024 - IFSC São José foi resultado de uma ação de extensão idealizada pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) do IFSC São José, contemplada pelo Edital interno PROEX Fluxo Contínuo - Eventos ou Produtos 2024. O objetivo foi fomentar o debate sobre inclusão e acessibilidade nas práticas de ensino e aprendizagem, com foco na promoção de ações inclusivas em favor da transformação da realidade social, com ênfase na garantia de direitos das pessoas com deficiência. Para tanto, organizou-se uma programação entre os dias 2 a 5 de dezembro de 2024, tendo sido a data escolhida para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela ONU no dia 3 de dezembro. O cronograma do evento incluiu palestras, oficinas, rodas de conversa e visitas técnicas que tiveram como mote a reflexão sobre práticas educativas acessíveis, estando as atividades voltadas à comunidade acadêmica interna e à comunidade externa. Nessa direção, a metodologia adotada privilegiou a interdisciplinaridade e a participação ativa de estudantes, docentes, técnicos e convidados, com destaque para ações como a palestra “Acessibilidade e diversidade surda”, ministrada em Libras com interpretação simultânea; a oficina sobre acessibilidade em redes sociais; a apresentação de projetos educacionais acessíveis com uso de máquina de gravação e corte a laser; a exibição de curtas-metragens seguidos de discussão, cujos protagonistas eram pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista; uma visita de estudos à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a roda de conversa - "Vamos conversar sobre o Transtorno do Espectro Autista?", ambas voltadas aos estudantes da Licenciatura em Química do câmpus São José. Como resultado, o evento consolidou-se como um espaço formativo, fomentando o engajamento dos envolvidos em torno de práticas educacionais inclusivas e acessíveis. Por fim, a iniciativa reforça o papel do IFSC na promoção de uma educação anticapacitista e no fortalecimento de políticas institucionais voltadas à acessibilidade e à diversidade.