REPRESENTATIVIDADE E PROTAGONISMO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Autores

  • Fabio Napoleão
  • Camila Wilwert Valter
  • Eduardo Janicsek Jara

Palavras-chave:

representação, literatura infantil, práticas inclusivas, educação infantil, diversidade

Resumo

Esta pesquisa em desenvolvimento integra o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Santa Catarina, vinculando-se à linha "Práticas e Processos Formativos para Educação Inclusiva". O estudo encontra-se em fase inicial, aborda uma lacuna identificada nos estudos acadêmicos sobre o protagonismo de crianças com deficiência na literatura infantil contemporânea. Investiga como a representatividade e o protagonismo de crianças com deficiência na literatura infantil podem potencializar práticas pedagógicas inclusivas, em consonância com os princípios teóricos de Teresa Colomer renomada pesquisadora, professora e teórica espanhola, amplamente reconhecida por seus estudos na área da literatura infantil e juvenil e da didática da literatura e da leitura. A representatividade e o protagonismo de crianças com deficiência na literatura infantil podem favorecer a construção de práticas pedagógicas inclusivas que promovam a empatia, o respeito e a valorização das diferenças na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A investigação objetiva analisar criticamente as representações de crianças com deficiência nas obras literárias infantis contemporâneas e refletir sobre o potencial transformador da literatura como instrumento de inclusão nas mediações pedagógicas. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica sistemática e análise de conteúdo. O corpus de pesquisa será composto por produções acadêmicas (livros, artigos e dissertações da base de dados da CAPES) e obras de literatura infantil publicadas entre 2015 e 2025. A seleção destas obras seguirá critérios rigorosos, incluindo: foco no protagonismo positivo de crianças com deficiência, qualidade estética, adequação da linguagem narrativa e, preferencialmente, autoria com reconhecimento por sua contribuição à inclusão. A partir da análise dos dados coletados, a pesquisa pretende oferecer subsídios teórico-práticos que fortaleçam a implementação de práticas pedagógicas inclusivas mediadas pela literatura infantil, contribuindo para a construção de ambientes educacionais que celebrem a diversidade humana, resultando na produção também de produto educacional: um Guia Prático com seleção e indicação de obras literárias representativas e inclusivas, destinado a contribuir para práticas pedagógicas inclusivas no ambiente educacional.

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Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão