PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS A PARTIR DE MÁQUINA DE GRAVAÇÃO E CORTE A LASER

Autores

  • G. T. Silva
  • R. M. Gomes
  • K. Correia
  • C. D. S. Hoffelder
  • P. H. O. P. Amorim
  • V. S. D. Rosa

Palavras-chave:

materiais didáticos inclusivos, NAEs, máquina de gravação e corte a laser, práticas inclusivas, acessibilidade

Resumo

Este projeto foi desenvolvido no IFSC câmpus São José, entre setembro de 2024 e março de 2025, e teve como proposta a criação de materiais didáticos inclusivos por meio da utilização de máquina de gravação e corte a laser. A iniciativa visou apoiar e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à inclusão educacional, especialmente junto aos estudantes que integram o público da Educação Especial, atendidos pelos Núcleos de Acessibilidade Educacional (NAEs) do IFSC. Para tanto, a metodologia adotada envolveu o levantamento das demandas pedagógicas junto aos docentes da Educação Especial da instituição, buscando compreender quais eram os principais desafios e necessidades enfrentados no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Na sequência, foram desenvolvidos estudos sobre o tema da Educação Inclusiva, os quais serviram como embasamento teórico para o planejamento e a confecção dos materiais a serem distribuídos aos NAEs que indicaram interesse. Como resultado, foram produzidos materiais didáticos tridimensionais que tiveram como ênfase o estímulo e o incentivo ao pensamento crítico, lógico e criativo dos estudantes em favor da acessibilidade pedagógica e de práticas inclusivas com vistas à promoção de uma educação mais equitativa e cidadã.

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Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão