MATEMÁTICA MAIS PERTO DA COMUNIDADE

Autores

  • Cíntia Buss Heidemann
  • Maria Fernanda Coral de Souza
  • Gean Antonio Fogaça da Silva
  • Ana Beatriz Maximiano Amboni
  • Silvanira Francisco Machado
  • Vinícius Mina Simão
  • Leonardo Delfino Porfirio Jacinto
  • Cristiane Saraiva de Souza
  • Camila Vitória de Oliveira Sales
  • Lizandra Botton Marion Morini

Palavras-chave:

Atividades de Extensão I, conceitos básicos de matemática, jogos, festa junina

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na unidade curricular Atividades de Extensão I do curso de Licenciatura em Matemática EaD do IFSC – Câmpus Tubarão, que tem como proposta a realização de ações de extensão vinculadas ao ensino de matemática em eventos culturais e/ou folclóricos. O objetivo geral da atividade foi promover uma ação durante a festa junina da Igreja São João Batista, no município de Capivari de Baixo, que envolvesse a comunidade participante da festividade por meio de conceitos básicos de matemática. A realização desta atividade justifica-se pela necessidade de aproximar a matemática do cotidiano das pessoas. Dados divulgados pela Revista Exame (2021) apontam que, na última avaliação nacional anterior à pandemia, 95% dos estudantes brasileiros concluíram o ensino médio na rede pública sem alcançar o nível de proficiência esperado em matemática. Esse cenário foi agravado pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia, segundo resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesse contexto, iniciativas como esta são de grande relevância, pois visam despertar o interesse e fortalecer a relação da comunidade com a matemática. Os estudantes do Polo UAB de Tubarão idealizaram um jogo inspirado no tradicional jogo das argolas, adaptando-o para trabalhar conceitos matemáticos. As argolas foram substituídas por figuras geométricas (triângulos e círculos). Cada participante teve duas tentativas para acertar as figuras. Quem acertava pelo menos uma figura tinha o direito de responder uma questão de matemática, elaborada de acordo com diferentes faixas etárias. Ao responder corretamente, o participante era premiado. As questões utilizadas envolviam conceitos matemáticos, como as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), problemas lógicos e noções de geometria. Ao todo participaram do evento em torno de 114 participantes, sendo aproximadamente 89% menores de 18 anos. Todos que participaram gostaram muito da atividade. Sendo assim, a sua execução mostrou-se eficaz para despertar o interesse do público nos conceitos de matemática.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão