MAPEAMENTO DA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PEDAGOGIA BILÍNGUE: PERCURSOS, PRÁTICAS E DESAFIOS NA ATUAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Pedagogia Bilíngue, Inserção Profissional, Formação Docente, Libras, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho objetiva mapear a inserção profissional dos egressos da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras–Português do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Palhoça Bilíngue, identificando os contextos de atuação e analisando como a formação bilíngue é aplicada nas práticas dos egressos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os sujeitos da pesquisa são os egressos do mencionado curso, considerando a disponibilidade de contato. O instrumento para coleta de dados é um questionário online abordando dados sociodemográficos, trajetória profissional e percepção sobre a formação recebida. Os procedimentos metodológicos incluem aplicação do questionário, análise quantitativa com estatísticas descritivas e análise qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2016). A fundamentação metodológica dialoga com a abordagem de estudos sobre trajetórias profissionais na educação, conforme Nóvoa (1992) e Libâneo (2005) compreendendo os sujeitos como protagonistas de percursos singulares de inserção no mundo do trabalho. Espera-se traçar um cenário atualizado da inserção profissional dos egressos, identificando áreas como educação infantil, ensino fundamental, organizações não governamentais, gestão, ensino público ou privado entre outras. Os resultados visam contribuir para reflexões críticas sobre a articulação entre formação inicial e demandas profissionais, permitindo identificar lacunas formativas e potencialidades curriculares, contribuindo para aprimorar o curso e fortalecer práticas pedagógicas bilíngues e inclusivas.