FORMAÇÃO COLETIVA SOBRE O SISTEMA DIDÁTICO ELKONIN-DAVIDOV E A TEORIA DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Palavras-chave:
sistema Elkonin-Davidov, atividade orientadora de ensino, atividade coletiva de estudosResumo
Com base no crescente interesse sobre os sistemas didáticos com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, o presente projeto visa a socialização e aprofundamento acerca dos pressupostos do sistema didático desenvolvimental Elkonin-Davidov e de uma teoria brasileira influenciada fortemente por este, a Atividade Orientadora de Ensino. Assim, o objetivo é criar um espaço de produção e socialização de conhecimentos referentes ao citados sistema e teoria, na e pela atividade coletiva de estudos. Esse processo ocorre por meio de um movimento de autoformação, ampliado e aberto à participação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, nesse projeto. Intenta-se criar condições para a apropriação dos fundamentos teóricos que possibilitem a sua objetivação na atividade dos partícipes desse projeto de extensão, com maior ênfase no ensino de matemática. A divulgação do projeto se deu por meio virtual - via e-mail, redes sociais e site do IFSC, Câmpus Criciúma - e atingiu professores e pesquisadores de diversos estados, bem como de Angola. Os encontros, voltados ao estudo e de discussão de tarefas – têm sido desenvolvidos periodicamente, de forma síncrona, via plataforma RNP. A metodologia é acordada no e pelo coletivo, tendo como referência, também, a condução de pesquisadores mais experientes. Na presente etapa de desenvolvimento do projeto, estamos em fase de: aprofundamento teórico, elaboração e proposição de tarefas no e para o próprio coletivo. As próximas etapas, serão voltadas a continuidade da construção colaborativa de uma situação desencadeadora de aprendizagem que, a princípio, envolve o conceito de fração. Como resultados esperados, estão: a apropriação dos conceitos estudados de conteúdos teóricos, a formação de um coletivo de autoformação e a articulação do projeto com outros grupos com interesses similares.