ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO E REFORÇO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: ESTÍMULO AO RACIOCÍNIO LÓGICO E À SOCIALIZAÇÃO
Palavras-chave:
matemática, ensino lúdico, raciocínio lógico, operações básicas, aprendizagem colaborativaResumo
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Atividades de Extensão VII do curso de Licenciatura em Matemática EaD do IFSC – Câmpus Tubarão, que propõe a realização de ações extensionistas voltadas ao ensino de matemática em espaços de aprendizagem não formais. A atividade foi realizada com crianças e adolescentes de 6 a 12 anos da Fundação Educacional Joanna de Ângelis, utilizando estratégias lúdicas para o ensino da matemática. Apesar de ser essencial para o desenvolvimento cognitivo, a matemática ainda é, muitas vezes, percebida como uma disciplina abstrata e desafiadora. Diante disso, elaborou-se uma proposta pedagógica com foco no ensino das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), por meio do jogo “Disputa da Matemática com Bolinhas”. O objetivo foi promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e significativo, que incentivasse tanto o raciocínio lógico quanto a socialização. A intervenção metodológica foi estruturada em três etapas: apresentação teórica breve, execução do jogo em grupo e encerramento com avaliação e feedback. O jogo é composto por rodadas de perguntas matemáticas adaptadas à faixa etária dos participantes, com pontuação representada por bolinhas inseridas em torres plásticas. A cada acerto, a equipe tem direito a inserir uma bolinha em sua torre, promovendo um clima de competição saudável e engajamento com o conteúdo. A atividade contou com a orientação do professor Jonas Godtsfriedt, do IFSC – Câmpus Tubarão, que acompanhou a execução e contribuiu com os recursos pedagógicos utilizados. Espera-se, como resultados, o aumento da confiança dos alunos diante dos desafios matemáticos, melhoria no desempenho escolar nas operações básicas e o fortalecimento de competências socioemocionais, como cooperação, respeito e resolução de problemas. Por fim, o trabalho evidencia que a ludicidade, quando aplicada de forma planejada e contextualizada, pode contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, tornando-o mais prazeroso, participativo e efetivo.