EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIÁLOGO: CONSTRUINDO SABERES ENTRE ESCOLA, ESTUDANTES E FAMÍLIAS - IFSC SÃO JOSÉ/2025
Palavras-chave:
educação inclusiva, formação de professores, família na escolaResumo
Este resumo é proveniente de Projeto de Extensão que está sendo desenvolvido no IFSC câmpus São José, PJ047-2025, financiado por edital da Reitoria (2025_PROEX 01). Como objetivo geral, almeja-se promover a construção de uma educação inclusiva equitativa por meio da realização de rodas de conversa e diálogos entre família, professores, técnicos e estudantes. Os objetivos específicos são: realizar rodas de conversa com estudantes para fomentar o respeito à diversidade humana e à convivência inclusiva; oferecer momentos de formação para docentes sobre as características do público da educação especial, flexibilizações pedagógicas e mediação; proporcionar encontros entre famílias e a escola, para que compartilhem as necessidades específicas e características de seus filhos; e, por fim, construir estratégias colaborativas para tornar o ambiente escolar mais inclusivo. Até o presente momento (ano de 2025), já foram realizadas oito rodas de conversas com professores, sete momentos de sensibilização sobre educação inclusiva com os estudantes, uma palestra sobre educação anticapacitista para estudantes, responsáveis e servidores, bem como acolhimento de cerca de 20 famílias de estudantes público da educação especial. Essas ações buscam fortalecer os vínculos entre os envolvidos no processo educacional, fomentar a colaboração e a corresponsabilidade e desenvolver práticas pedagógicas que respeitem as singularidades dos estudantes. Ancorado nos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto tem contribuído para a criação de um ambiente escolar acolhedor e transformador, favorecendo o pleno desenvolvimento dos estudantes e a superação de barreiras em favor da inclusão.