CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O NÍVEL MÉDIO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E CONCEITOS QUÍMICOS E CIENTÍFICOS ENVOLVIDOS
Palavras-chave:
captação da água da chuva, educação ambiental crítica, estágio supervisionado, ensino de químicaResumo
O presente trabalho visa apresentar uma experiência de estágio III que ocorreu na Escola de Educação Básica Governador Heriberto Hulse, no ano de 2024, com uma turma do primeiro ano do ensino médio. As aulas possuíam como objetivo principal desenvolver um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, de forma a abordar os impactos socioambientais e os conceitos químicos e científicos envolvidos no sistema. Ao longo das aulas, teve-se como propósito embasar os discentes a responderem questões norteadoras que sustentaram cada uma das aulas, como a indagação se a água é pura, se a água da chuva é potável ou própria para o consumo humano, o que as pessoas que têm água potável têm em comum? E as pessoas que não têm água potável? O que elas têm em comum?, como é possível determinar se uma amostra de água é própria para o consumo, se a água da chuva é própria para rega e quais contribuições um sistema de coleta de água de chuva pode proporcionar à comunidade escolar. As atividades desenvolvidas foram planejadas com base na realidade da escola e dos sujeitos participantes, priorizando, inicialmente, o aprofundamento teórico para, em seguida, aplicar os conhecimentos adquiridos. Sob a perspectiva da educação ambiental crítica e ecoformadora, os envolvidos construíram, de forma coletiva, saberes científicos, tecnológicos e ambientais. A implementação do sistema de captação da água da chuva contribuiu para o cuidado com as áreas verdes da escola e para a limpeza dos pisos e calçadas. Essa ação também se relaciona à dimensão econômica do projeto, pois, ao substituir o uso da água fornecida pela concessionária pela água da chuva, houve uma redução significativa nos custos da fatura mensal.