ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE HISTÓRIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
inclusão, atendimento educacional especializado, inteligência artificial, transtorno do espectro autistaResumo
Esta pesquisa em desenvolvimento integra o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Santa Catarina, e está vinculado à linha "Práticas e Processos Formativos para Educação Inclusiva". Tem como objetivo incentivar o trabalho dos docentes de Educação Especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os discentes público alvo da Educação Especial matriculados do 1º ao 5º ano diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Florianópolis/SC, no Atendimento Educacional Especializado a partir da criação de histórias personalizadas que atendam às necessidades específicas dos estudantes com auxílio da Inteligência Artificial (IA). Tendo como natureza do problema a implementação das tecnologias, pretende-se identificar as demandas e necessidades específicas para a efetiva participação dos referidos estudantes considerando-se o uso da (IA) na criação de histórias com foco em situações sociais, emoções e rotinas. Na perspectiva de uma escola inclusiva que atenda todas as necessidades de seus estudantes, é importante ações que desenvolvam as suas potencialidades. Assim, questionamos de que forma os estudantes da Educação Especial, especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são contemplados para sua efetiva participação no Atendimento Educacional Especializado. Os instrumentos de coleta de dados incluirão questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevistas e observações sistemáticas, permitindo captar percepções, necessidades e práticas desenvolvidas no cotidiano escolar. A análise dos dados será conduzida com base na identificação de padrões e recorrências que revelem as contribuições da IA no processo de escolarização dos estudantes com TEA. Os dados obtidos serão utilizados para subsidiar a construção de histórias personalizadas, que servirão como recurso didático, visando ao aprimoramento da comunicação, linguagem e inclusão desses estudantes.