TRABALHANDO SENTIMENTOS E EMOÇÕES EM INGLÊS: UM PROJETO DE RESPIRAÇÃO E PESQUISA-AÇÃO
Palavras-chave:
sentimentos e emoções, ensino baseado em projetos, técnicas de respiração, pesquisa-ação, ensino de língua adicionalResumo
Este projeto é o resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica, ofertado pelo IFSC – Câmpus Continente. Com o objetivo de trabalhar o vocabulário de sentimentos e emoções em inglês, a pesquisa-ação foi desenvolvida utilizando uma abordagem de ensino baseada em projetos com a turma do 5° ano de uma escola pública. Essa abordagem defende a aprendizagem centrada no aluno de forma a envolvê-lo e motivá-lo (Dewey, 1938 apud Amorin et al., 2024). O tema foi inspirado em uma situação que a turma presenciou e que deixou os estudantes ansiosos e inquietos. Após este episódio, foi necessário acalmá-los e não foi possível ter aula de inglês. Buscando soluções, e respeitando a diversidade cultural e intelectual dos alunos ali matriculados, surgiu a ideia de trabalhar um tema que despertasse o interesse de todos: técnicas de respiração como forma de acalmar a mente e o corpo, principalmente em momentos de estresse ou ansiedade. Para isso, os estudantes responderam a um questionário relacionado ao tema, participaram de uma aula de meditação com diversas técnicas de respiração, e realizaram pesquisas com a mediação da professora. Após isso, eles tiveram que elaborar cartazes contendo técnicas de respiração em língua inglesa e apresentar para a gestão da escola. Esta pesquisa-ação teve como foco observar os estudantes, seu comportamento em sala de aula e seu envolvimento com o projeto. O resultado foi excelente, pois os estudantes demonstraram engajamento nas atividades com o tema proposto e se beneficiaram utilizando as técnicas de respiração para se acalmarem. Eles também se mostraram mais interessados e motivados em aprender a língua adicional.