PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS TERCEIRIZADOS DE LIMPEZA DO IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
percepção ambiental, educação ambiental, resíduos sólidos urbanos, terceirizados, pesquisa-açãoResumo
O presente estudo reporta-se aos resultados de uma proposta de pesquisa-ação realizada no primeiro semestre de 2025 no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Florianópolis, voltada aos trabalhadores terceirizados da limpeza. A problemática partiu da constatação de que esses profissionais, embora diretamente envolvidos na separação e destinação de resíduos sólidos urbanos (orgânicos, recicláveis e rejeitos), muitas vezes não recebem formação adequada sobre o tema. A pesquisa teve como objetivo diagnosticar a percepção ambiental desse público quanto à gestão de resíduos no câmpus e analisar como práticas educativas acessíveis podem favorecer o engajamento com ações sustentáveis. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, com aplicação de questionário estruturado a 20 participantes. Os resultados indicaram que 40% dos sujeitos nunca haviam recebido orientações formais sobre separação de resíduos, embora 50% demonstrassem interesse em participar de atividades educativas. Com base nesse diagnóstico, foram elaborados dois produtos pedagógicos: um vídeo e um gibi educativos, ambos com linguagem simples e intitulados “O Caminho do Lixo” – desde o descarte no IFSC até a destinação final realizada pela COMCAP. O vídeo apresentou entrevistas, trajetos e explicações técnicas, enquanto o gibi buscou facilitar a compreensão por meio de narrativas visuais e lúdicas. Esses materiais, hoje disponíveis em plataformas digitais, mostraram-se eficazes na sensibilização dos trabalhadores, promovendo reflexão crítica sobre seu papel na gestão ambiental institucional. A iniciativa reforça a importância de estratégias educativas que reconheçam e valorizem todos os sujeitos envolvidos nos processos sustentáveis de instituições.