NARRATIVAS SENSÍVEIS: POR ONDE ANDA O AFETO E A SENSIBILIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS DE PEDAGOGIA DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA
Palavras-chave:
formação docente, educação sensível, educação afetuosaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação sensível na formação da identidade docente de professores e estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). A partir de uma abordagem dialógica, buscou-se compreender como o afeto e a sensibilidade se manifestam no contexto educacional e influenciam a constituição dos saberes docentes e a formação dos futuros pedagogos. Inicialmente, são abordados os fundamentos da sensibilidade na educação, destacando a relação entre afeto e ensino, marcada por tensões entre harmonia e desordem, e refletindo sobre os caminhos da educação sensível na graduação em Pedagogia. Como base teórica, o estudo discute a afetividade e a sensibilidade na formação docente a partir de diferentes perspectivas, incluindo os conceitos de educação libertadora e dialógica, a escuta ativa como valorização das singularidades, o fazer docente permeado pelo afeto e a formação para com e através do outro. Em seguida, são apresentadas narrativas sensíveis de professores e estudantes da FMP, por meio das quais, a partir da escuta e análise das trocas vivenciadas, investigou-se como o afeto e a sensibilidade se expressam no cotidiano educacional da instituição. Por fim, o estudo reúne as principais conclusões e reflexões, evidenciando a relevância de uma educação sensível na formação docente e na construção de práticas pedagógicas mais humanas, inclusivas e comprometidas com o desenvolvimento integral dos sujeitos.