PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: ORIGEM, FUNCIONAMENTO, IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

Autores

  • Aline do Espirito Santo Cardoso
  • Sthefani Silva Luciano
  • Francine Gastaldon
  • Lara Vasconcellos Ponsoni
  • Cristian Rafael Andriolli
  • Cristine Saibert
  • Giselia Antunes Pereira
  • Sabrina Rosa Paz

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, jogos didáticos, prática como componente curricular, sustentabilidade, ensino de química

Resumo

Desenvolvido no contexto da Prática como Componente Curricular por acadêmicos(as) da terceira fase do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Criciúma, o trabalho consistiu em promover a compreensão da Química das pilhas e baterias. A intervenção ocorreu com estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara (CEJAI), fundamentada na concepção de aprendizagem sociointeracionista, partindo do conhecimento prévio dos estudantes para valorizar experiências anteriores e sustentar articulação com os saberes populares e científicos. A metodologia incluiu momento de acolhimento e a utilização de jogo de tabuleiro com perguntas e respostas mobilizando o(a)s estudantes a interagir, relacionando aspectos socioambientais do uso e descarte de pilhas e baterias. Possibilitou a integração entre conhecimentos químicos, sociais e pedagógicos, por meio da experiência que destacou a relevância de planejar com o(a)s estudantes, fortalecendo a construção coletiva do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular