OFICINA ECOFORMADORA SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS: UMA INTERVENÇÃO NA PERSPECTIVA CRÍTICA ENVOLVENDO UMA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA E UMA COMUNIDADE DE CLUBE DE MÃES

Autores

  • Flavia Heloisa Cardoso da Silva
  • Igor Mizejeski Fontana
  • Roberta Costa
  • Giselia Antunes Pereira

Palavras-chave:

Ensino de Química, Óleos Essenciais, Educação Ambiental Transformadora, Prática como Componente Curricular

Resumo

Através da busca por uma educação crítica se aliando a um trabalho de prática como Componente Curricular (PCC), com objetivo de unir as matérias disponibilizadas na fase docente e possibilitar o (s) acadêmico (s) aproximação do cotidiano escolar ou espaço educativo de educação não formais.  O ensino de química pode ser vivenciado de diversas maneiras, aliando-se à perspectiva crítica de formação ou aprendizado do ser humano. E assim, considerou-se as vivências anteriores dos sujeitos envolvidos, além  da interação social vinculada ao cotidiano. O aprofundamento do tema resultou na construção de uma intervenção pedagógica, com o objetivo de promover o saber popular entre óleos essenciais e o ensino de química em uma oficina eco formadora com mulheres participantes do clube de mães de duas comunidades no município de Nova Veneza, SC. 

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular