HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFSC: A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD
Palavras-chave:
prática como componente curricular, formação docente, educação a distância, IFSC, interdisciplinaridadeResumo
Este relato de experiência descreve o desenvolvimento da Prática como Componente Curricular (PCC) interdisciplinar intitulada Historiografia da Educação a Distância (EaD) no contexto do IFSC no curso de Licenciatura em Matemática EaD, ofertado pelo câmpus Tubarão. A proposta envolveu os estudantes das unidades curriculares de História da Educação e Educação a Distância, com o objetivo de promover uma formação inicial docente contextualizada, crítica e reflexiva. A metodologia da PCC incluiu levantamento de fontes primárias e secundárias, entrevistas, análise documental e a produção de recursos visuais como produtos educacionais. Como resultado, destaca-se a produção de oito (08) infográficos ou linhas do tempo interativas que conduziram à ampliação do entendimento sobre a EaD no IFSC, sob a perspectiva historiográfica conduziram ao fortalecimento da identidade docente.