HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFSC: A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD

Autores

  • Fernando Mezadri
  • Bruna Heloísa Silva Raiol
  • Michele Alda Rosso Guizzo de Souza

Palavras-chave:

prática como componente curricular, formação docente, educação a distância, IFSC, interdisciplinaridade

Resumo

Este relato de experiência descreve o desenvolvimento da Prática como Componente Curricular (PCC) interdisciplinar intitulada Historiografia da Educação a Distância (EaD) no contexto do IFSC no curso de Licenciatura em Matemática EaD, ofertado pelo câmpus Tubarão. A proposta envolveu os estudantes das unidades curriculares de História da Educação e Educação a Distância, com o objetivo de promover uma formação inicial docente contextualizada, crítica e reflexiva. A metodologia da PCC incluiu levantamento de fontes primárias e secundárias, entrevistas, análise documental e a produção de recursos visuais como produtos educacionais. Como resultado, destaca-se a produção de oito (08) infográficos ou linhas do tempo interativas que conduziram à ampliação do entendimento sobre a EaD no IFSC, sob a perspectiva historiográfica conduziram ao fortalecimento da identidade docente.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular