A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: UMA INTERVENÇÃO SOBRE A QUÍMICA DO SABÃO

Autores

  • Vivian Cypriano
  • Carlos Vianna
  • Aline Cardoso
  • Francieli Varela
  • Francine Gastaldon
  • Gabriel Espanhol
  • Nikelli Rabelo
  • Thalita Valentim
  • Cristine Saibert
  • Giselia Antunes Pereira

Palavras-chave:

saponificação, educação ambiental, ensino de química, PCC

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no contexto de uma Prática como Componente Curricular, com  objetivo de promover a compreensão de conceitos químicos, ambientais e sociais por meio da produção de sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha. A ação foi realizada com estudantes do ensino médio noturno da E.E.B. Governador Heriberto Hülse localizada no município de Criciúma. Fundamentada numa abordagem interacionista e na Educação Ambiental Crítica, partiu do conhecimento prévio dos estudantes para valorizar experiências anteriores e sustentar articulação com os saberes populares e científicos. A metodologia envolveu momentos de acolhimento, experimentação em laboratório, debate sobre relações de gênero e descarte correto de resíduos. O percurso valorizou o conhecimento prévio, articulando teoria e prática em atividades reflexivas e colaborativas, com a integração entre conhecimentos químicos, sociais e pedagógicos. A experiência destacou a relevância de planejar com o(a)s estudantes, fortalecendo a construção coletiva do processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular