A QUÍMICA DO URUCUM: UMA INTERVENÇÃO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR COM ESTUDANTES DO POLO DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Beatriz Manenti Ronqui
  • Francine Gastaldon
  • Cristian Rafael Andriolli
  • Rodrigo Battisti
  • Giselia Antunes Pereira

Palavras-chave:

urucum, ensino de química, educação especial, PCC

Resumo

Desenvolvido no contexto da Prática como Componente Curricular (PCC), por acadêmicos(as) da 7ª fase do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Criciúma, este trabalho consistiu no desenvolvimento da exploração do urucum, seus aspectos históricos, científicos e aplicações práticas, estimulando a percepção sensorial de uma turma de estudantes do Polo de Altas Habilidades e Superdotação (PAH/S) do município de Criciúma. A intervenção esteve fundamentada na concepção de aprendizagem sociointeracionista considerando o conhecimento prévio dos estudantes, pela valorização das suas experiências anteriores e por sustentar a articulação entre saberes populares e científicos em torno da temática do urucum. A intervenção pedagógica foi sistematizada em dois encontros: um no PAH/S e outro no IFSC. No primeiro encontro houve uma dinâmica sensorial, seguida da contextualização histórica do urucum e o seu vínculo com os povos originários do Brasil. Desenvolveu-se ainda, um experimento de demonstração que exibiu a capacidade do urucum em absorver a luz UV, uma exposição de alguns subprodutos e a experiência de “testar” na pele o óleo com urucum. No segundo encontro, já no IFSC, os estudantes e familiares foram recebidos no LAICH com uma breve contextualização do projeto e do urucuzeiro. Após, participaram da confecção de biscoitos de urucum, seguido pela visita aos laboratórios de biologia para a visualização das estruturas do urucum (semente e casca) e de química para a visualização dos processos de extração do pigmento (pelos métodos a frio, a quente e alcalino). Foram comparados os métodos de extração quanto ao rendimento e à interação do pigmento com diferentes solventes. O encontro foi finalizado por um momento cultural, com o lançamento de livro de uma das alunas do núcleo, avaliação do encontro e almoço. A experiência dessa PCC destacou a relevância de planejar levando em consideração as habilidades e motivações dos estudantes, fortalecendo a construção coletiva do processo de ensino e aprendizagem. Além de cativar os estudantes, a PCC foi interdisciplinar na medida que integrou conhecimentos químicos, sociais e pedagógicos, contribuindo para o desenvolvimento do processo de constituição identitária docente de todos(as) acadêmicos(as) envolvidos(as).

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular