A CIÊNCIA COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: UMA INTERVENÇÃO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOBRE A QUÍMICA DAS TINTAS NO CONTEXTO DO PROJETO ALVORADA DO IFSC CRICIÚMA

Autores

  • Isadora Patricio
  • Francieli Varela
  • Aline Cardoso
  • Thalita Francisco
  • Cristine Saibert
  • Giselia Pereira
  • Victor Bianchetti

Palavras-chave:

formação docente, ensino de química, inclusão social, tintas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a primeira etapa de um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto de uma Prática como Componente Curricular (PCC) realizada por estudantes da quinta fase do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Criciúma. Esse projeto se constitui de uma proposta didática sobre a Química das Tintas, elaborada a partir dos Três Momentos Pedagógicos e teve como objetivo principal contribuir com o processo de inclusão social dos estudantes participantes do Curso de Pintor de Obras Imobiliárias do Projeto Alvorada. Para o desenvolvimento do trabalho, os acadêmicos da licenciatura envolvidos se emprenharam em conhecer os aspectos históricos das tintas; em diferenciar e identificar sua composição química, os solventes, as resinas, os pigmentos e os aditivos; em avaliar os impactos ambientais relacionados ao processo de produção e do uso de tintas; além de estabelecer conexões entre os conteúdos químicos abordados e o cotidiano dos participantes, valorizando seus saberes e experiências individuais. O trabalho de PCC foi desenvolvido de forma  interdisciplinar, integrando as unidades curriculares de Fundamentos para a Educação Química, Gestão e Organização Escolar, Química Ambiental e Química Orgânica I, com o planejamento de dois encontros com o público-alvo. O primeiro encontro contou com dinâmicas significativas, como a pintura de uma tela e explicações científicas sobre fenômenos ópticos relacionados às cores,  com o intuito de cativar os participantes e promover momentos de interação e troca de saberes. Nesse sentido, destaca-se a preocupação em valorizar os saberes prévios e experiências dos participantes, conectando os conteúdos químicos abordados ao seu cotidiano. O segundo encontro (ainda não realizado), tem como proposta aprofundar os conhecimentos sobre as propriedades físico-químicas dos componentes das tintas, possibilitando aos participantes compreenderem como esses elementos influenciam no desempenho e na aplicação do produto final, e contribuindo, assim, para uma formação prática e alinhada à realidade profissional. Por fim, diante das experiências vivenciadas até o momento, destaca-se a importância da PCC no processo de formação docente dos licenciandos envolvidos, uma vez que essa experiência promove a integração entre teoria e prática e a contextualização do conhecimento. 

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Práticas como Componente Curricular