PRÁTICAS COM ABAYOMI: EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO
Palavras-chave:
Inclusão, Educação antirracista, Cultura afro-brasileira, AbayomiResumo
Apesar dos avanços legais, como a Lei nº 11.645/2008, a marginalização da história e cultura afro-brasileira ainda persiste nos currículos escolares. Este estudo propõe refletir sobre práticas educativas como forma de enfrentar o racismo e a intolerância religiosa, utilizando a boneca Abayomi como ferramenta pedagógica. Com abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica e análise de dados produzidos em estágios supervisionados e oficinas de formação docente em Ensino Religioso, realizados entre janeiro e julho de 2023. A análise adota os pressupostos da pesquisa qualitativa, com ênfase no relato de experiência, segundo Minayo (2014). O referencial teórico abrange autores como Freire, Gomes, Santos e outros que discutem educação crítica, racismo estrutural e saberes ancestrais. Os resultados evidenciam que o uso da boneca Abayomi favorece a valorização das identidades afro-brasileiras, fortalece práticas pedagógicas antirracistas e contribui para a formação de sujeitos críticos, conscientes e comprometidos com uma educação inclusiva.