EXPERIÊNCIA DOCENTE NO IFSC CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE: NARRATIVAS SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS)

Autores

  • Mairla Pereira Pires Costa
  • Debora Casali
  • Ana Paula Jung

Palavras-chave:

Pedagogia bilíngue, Estágio curricular, Formação de pedagogos, Ensino bilíngue

Resumo

A partir de nossas experiências docentes na formação de pedagogos(as) bilíngues (Libras-português), no presente texto pretendemos narrar uma prática realizada durante o desenvolvimento de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia Bilíngue do Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Apresentamos, inicialmente, o contexto histórico de criação dos cursos de formação em pedagogia bilíngue, olhando também para as atribuições dos licenciados por esses cursos. Para tal, nossa reflexão se deu à luz do referencial teórico que versa sobre a formação do pedagogo, sobre os estágios, sobre as políticas educacionais na área da Educação bilíngue de surdos e sobre o curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-português) do IFSC.

Downloads

Publicado

2025-09-08