CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES TEMPORAIS: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM ALUNOS DA EJA
Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, EJA, Libras, Noções temporais, Medidas de tempoResumo
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a experiência de estágio curricular supervisionado realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível I, do período noturno de uma escola pública da cidade de Palhoça. A temática desenvolvida ao longo dos dez encontros foi “noções temporais”, e envolveu atividades com calendário, relógio, organização de rotina, receitas e debate de filme. Partimos da necessidade de elaborar aulas significativas para os alunos, buscando associar ao seu dia a dia, auxiliando a organizarem suas tarefas diárias, com horários, dias da semana, meses e datas comemorativas. Utilizamos como referencial teórico para elaboração da proposta de estágio Freire (1994; 1996), Guimarães (2017) e a BNCC (2018). Foi perceptível a participação ativa dos alunos nas intervenções, associando suas experiências de vida ao aprendizado da leitura e escrita e apropriação das noções temporais.