PESCARIA JUNINA: APRENDENDO MATEMÁTICA COM DIVERSÃO

Autores

  • César Augusto Costa da Silva Silva
  • Beatriz de Freitas Joaquim
  • Morgana da Rosa Vieira
  • Eder de Pieri Borati

Palavras-chave:

matemática, ensino lúdico, pescaria junina, operações básicas, aprendizagem significativa

Resumo

A oficina “Pescaria Junina: Aprendendo Matemática com Diversão” foi desenvolvida no contexto da unidade curricular Atividades de Extensão da Licenciatura em Matemática EaD – IFSC, e tem como foco a promoção das operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) em ambientes de aprendizagem não formais. A ação foi aplicada na Fundação Educacional Joanna de Angelis com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, sendo adaptada conforme a faixa etária dos participantes. A proposta pedagógica utilizou a tradicional pescaria das festas juninas como recurso didático, aliando cultura popular ao ensino da matemática. Os participantes, divididos em grupos, tiveram um tempo determinado para pescar peixes coloridos com varas magnéticas. Cada cor representava um valor numérico e, a partir dos resultados da pescaria, os alunos realizaram operações matemáticas orientadas pela equipe executora da oficina. A atividade foi organizada em etapas: acolhimento dos participantes, realização da pescaria em rodízio entre os grupos, registro e execução das operações matemáticas, e finalização com apuração dos resultados e conversa sobre a experiência vivida. O uso do jogo como ferramenta pedagógica favoreceu o raciocínio lógico, a aprendizagem colaborativa, a socialização e o engajamento dos alunos com os conteúdos matemáticos. Como resultado, observou-se uma maior motivação dos participantes, melhor assimilação das operações básicas e fortalecimento de habilidades como cooperação, resolução de problemas e pensamento crítico. A oficina demonstrou que o uso da ludicidade no ensino da matemática pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo, prazeroso e eficaz.

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Publicado

2025-09-08