O LIVRO DO PADEIRO: COMO A QUÍMICA ESTÁ INSERIDA NA RECEITA DO SEU PÃO FAVORITO?

Autores

  • Vitória L. Dahmer Torres
  • Robrian D. Vilanova
  • Paula Alves de Aguiar
  • Franciane Dutra de Souza

Palavras-chave:

PROEJA, contextualização, ensino de química

Resumo

Em grande parte de sua história, a Educação de Jovens e Adultos foi frequentemente concebida como propulsora do desenvolvimento econômico do país, ao centrar-se na formação de indivíduos capacitados para o trabalho, de modo a desconsiderar a dimensão formativa crítica do sujeito. Sob essa perspectiva, surgiu o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destinado à formação de jovens e adultos capazes de se posicionar criticamente no mundo e se reconhecerem como parte constituinte dos processos sociais e culturais. Os estudantes do PROEJA, em sua grande maioria, formam um grupo social que, por razões econômicas, políticas e culturais, tiveram seus estudos interrompidos e foram impedidos de concluir o ensino básico em idade considerada própria. Nesse sentido, torna-se fundamental compreender as especificidades do programa para garantir um processo de ensino-aprendizagem efetivo e inclusivo. Dentro dessa perspectiva, a proposta dos Projetos Criativos Ecoformadores - que tem como referenciais a ecoformação e a transdisciplinaridade -, encontra-se atrelada a uma metodologia inovadora de ensino, baseada na conexão entre as pessoas, a sociedade e a natureza. O presente trabalho propõe apresentar o Projeto Criativo Ecoformador intitulado: “O livro do padeiro: Como a química está inserida na receita do seu pão favorito?”, que será desenvolvido com uma turma do PROEJA de técnico em  panificação, do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Continente, no segundo semestre de 2025. Para trabalhar a referida temática de forma contextualizada com os conteúdos de Cinética Química e Termoquímica, previstos na ementa do curso, foram propostos quatro encontros, totalizando 16 horas/aula com a turma. Em uma parte do tempo de cada aula, a turma trabalhará na produção de um livro de receitas de pães, que será o objeto de polinização do projeto, de modo a possibilitar que os conhecimentos adquiridos em sala de aula transcendam os limites desse espaço.     

Downloads

Publicado

2025-09-08